O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã promoveram nesta sexta-feira (24), a 1ª Conferência de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. O evento lotou a Câmara Municipal com representantes de todos os segmentos do Sistema Único de Saúde (SUS), que participaram da palestra magna "Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”, ministrada por José Lourenço Braga Liria Marin.
O convidado, que atualmente é auditor em Saúde e foi secretário municipal de Cassilândia e Aporé (GO), além de ter integrado a diretoria do COSEMS/MS, enfatizou a necessidade de se compreender o princípio da responsabilidade tripartite (União, Estado e municípios) na gestão da área, e a valorização dos mecanismos de avaliação dos serviços e suporte aos trabalhadores para que possam desempenhar suas funções.
A plenária foi aberta pela presidente do Conselho Municipal de Saúde de Batayporã, Regiane Ferraz, que destacou o empenho dos profissionais envolvidos na promoção da conferência e ressaltou a atuação do órgão. Em seguida, a secretária municipal de Saúde, Letícia Sanches complementou a saudação aos participantes juntamente com o prefeito Germino Roz.
Na ocasião, o Conselho e os representantes da Administração Municipal ressaltaram o envolvimento dos usuários do SUS e de seus profissionais no monitoramento e planejamento das ações voltadas para a gestão do trabalho e educação em Saúde. "É muito bom ver a casa cheia e a dedicação de todos para termos uma conferência de sucesso. Espero que todos nós aproveitemos muito bem essa oportunidade de construir propostas e expor as demandas mais urgentes", afirmou Letícia.
Com regimento aprovado após leitura geral, os grupos se concentraram em três eixos de debate: I - democracia e controle social; II - trabalho digno, decente, seguro e humanizado; e III - educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer. O intuito foi elaborar propostas de aprimoramento, que serão destacadas pelos delegados eleitos para representar o município nas próximas etapas da conferência.
Etapa nacional
De acordo com o Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Conferência Nacional deverá ocorrer do dia 10 ao dia 13 dezembro, após o envio de todas as propostas debatidas e formuladas nas plenárias municipais e estaduais. Ainda conforme o CNS, "a conferência está mobilizando todas as regiões de saúde do Brasil com foco na educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além da revisão dos processos de formação de profissionais da saúde."