A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria Municipal de Governo, Coordenadoria Especial da Mulher e Rede Socioassistencial, promoveu na última sexta-feira (8) o Jantar das Mulheres 2024, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado na data. Esta é a segunda edição do evento voltado às servidoras municipais.
Novamente, o Jantar teve sucesso de público e lotou o Salão Paroquial da Igreja Matriz. As convidadas participaram de ampla programação: apresentações culturais de servidoras locais e do Studio Dança em Cena, palestra ‘Essência na Gaveta’, ministrada pela consultora de imagem e orientadora de mulheres, Tami Carnelosso, jantar e show de pagode com o grupo Curtindo a Vida.
Com ambiente decorado e várias mulheres caracterizadas, a celebração ainda evocou a atmosfera dos anos 60. “A intenção foi reviver os ritmos tão marcantes da década, que são nostálgicos e ao mesmo tempo, muito presentes, porque são clássicos queridos. Além disso, no Brasil, a partir dos anos 60, temos várias conquistas fundamentais, como o direito de as mulheres trabalharem fora sem autorização do marido, o direito a pleitear a guarda dos filhos em casos de separação, e o avanço dos métodos contraceptivos, por exemplo. São tempos que nos fazem refletir”, explicou a secretária de Governo, Luciane Caldeira.
Além da gestora, a primeira-dama Thayse Melo, as secretárias Maynara Wruck (Assistência Social), Fernanda Scarlat (Educação) e Letícia Sanches (Saúde), a segunda-dama Elaine Anacleto, a coordenadora da Mulher, Simone França, e a representante do Poder Legislativo, Fernanda Marques, compuseram a plataforma de representantes. O prefeito Germino Roz e o vice-prefeito Cacildo Paião também saudaram as convidadas. A deputada estadual Mara Caseiro, que não pôde estar presente devido a agendas confirmadas anteriormente, enviou uma mensagem por vídeo parabenizando as servidoras.
Thayse Melo destacou a presença feminina em todos os setores do Poder Executivo de Batayporã. “É gratificante ver como as mulheres são maioria em todos os departamentos e, não apenas isso, ocupam as funções de liderança com excelência. É preciso incentivar esse protagonismo cada vez mais reconhecendo nossa competência em todas as áreas e proporcionando oportunidades”, ressaltou a primeira-dama.
Interação e lazer
A servidora Cintia Samulha da Silva, que compõe o quadro efetivo da Guarda Municipal há nove anos, foi uma das participantes e elogiou a programação. Acompanhada das colegas de trabalho, a servidora afirmou que o momento é importante diante da rotina, que na maioria das vezes, sobrecarrega as mulheres.
“A gente vem com as amigas, se diverte, interage com todo mundo, conhece outras mulheres, começa novas amizades. Eu gostei muito dessa sensibilidade da Administração de olhar para as mulheres e valorizar as servidoras”, avaliou.
A profissional ainda deixou um recado para as mulheres: “é importante que cada mulher se ame. A autoestima é muito importante para a gente conseguir se soltar. Tendo essa autosegurança, a gente consegue tudo. Os desafios são muitos, mas a gente precisa procurar ajuda, não se fechar e seguir em frente”, finalizou.