A Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã realizará no próximo sábado (13), o Dia D de Vacinação contra a Influenza. A medida visa facilitar o acesso dos grupos prioritários à imunização. As equipes estarão disponíveis das 7h às 12h, nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) Santa Luzia e Sebastião Martins.
Na ocasião, também serão ministradas as vacinas contra a dengue, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, e contra a Covid-19, para crianças de 6 meses a 4 anos e para os grupos prioritários, que incluem idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas imunocomprometidas, residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência para idosos (ILPI), pessoas com comorbidades, funcionários do sistema prisional e pessoas com deficiência permanente.
"Neste ano, o Ministério da Saúde abriu a campanha da Influenza já com todos os grupos prioritários liberados. Queremos facilitar o acesso à vacina e incentivar a população. Ainda temos baixa procura entre alguns grupos", explicou a enfermeira coordenadora municipal de imunização, Angela Rocha.
Crianças que vão receber o imunizante da influenza pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre cada dose. Pessoas que receberam vacina contra a dengue devem aguardar 30 dias para receber qualquer outro imunizante.
Confira os grupos da campanha contra a Influenza:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior (necessita de comprovação); povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade) (apresentar laudo médico); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros (necessita de comprovação); trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso) (necessita de comprovação); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).