A Festa do Sereno de Batayporã chega à sua 43ª edição com um grande elenco do sertanejo e vanerão: do contemporâneo aos consagrados sucessos dos anos 90 e 2000, o evento mantém seu peso regional e aguarda recorde de público neste ano.
Confirmada pelo Poder Executivo, por meio de entrevista do prefeito Germino Roz à Rádio Cidade FM neste domingo (19), a Festa do Sereno será realizada nos dias 28, 29 e 30 de junho. Além dos shows, o evento conta com a atmosfera junina completa: praça de alimentação com comidas típicas, decoração temática, parque infantil, exposição de maquinários, queima de fogos de baixo estampido e toda a estrutura para receber famílias.
Na sexta-feira (28), Lauana Prado abre o circuito de shows. A nova musa do sertanejo emplaca clássicos do gênero e hits próprios, como a música Cobaia, a mais ouvida do Youtube em 2019. De lá para cá, a carreira da cantora, que vem de Tocantins, tem se consolidado e sua voz potente é presença constante nas rádios.
Mantendo o impacto da abertura, o grupo Tradição também sobe ao palco na sexta. Apesar de dispensar descrições, vale destacar que os campo-grandenses cultivam décadas de carreira, sempre representando o melhor da vanera e gêneros similares.
Shows por todo o Brasil e a sanfona que une acordes do Mato Grosso do Sul e do Paraguai, tornaram o Tradição responsável por lançar Michel Teló internacionalmente. Atualmente, Patrick Reder é o principal vocal e conduz o grupo, que continua emplacando hits e gravou recentemente o clipe ‘Bora Tomar Uma’.
No sábado, Felipe e Rodrigo e Tchê Guri fazem a festa acontecer. Novamente, um encontro de gerações. Felipe e Rodrigo, já conhecidos por sucessos como Média Boa e Oceano, gravado com a sertaneja Simone Mendes, estão “estourados” nas rádios e plataformas com a música ‘Gosta de Rua’. Por sua vez, Tchê Guri representa a legítima tchê music gaúcha. O grupo soma 34 anos de carreira. Recentemente, a música ‘Acelerou’ emplaca um som romântico e nostálgico.
Para finalizar o evento, Gian e Giovani prometem envolver o público resgatando o som marcante dos anos 80 e 90. Os irmãos, que têm berço na legítima cultura sertaneja, no município de Franca (SP), atravessam décadas levando o melhor do romântico e seguem conhecidos por diversas faixas etárias pelas vozes extremamente afinadas e gravações marcantes, como ‘O Grande Amor da Minha Vida’, ‘Convite de Casamento’ e ‘Mil Corações’.
Cultura e engajamento econômico
“Hoje, a Festa do Sereno alcançou um patamar que atrai pessoas de outros municípios e de outros estados. Isso é maravilhoso porque leva o nome de Batayporã a diversas regiões”, analisou o prefeito Germino. Para o gestor, a tradição é um marco da cultura local. “Acredito que os queridos pioneiros da festa sequer pensavam nisso quando iniciaram essa festa entre amigos, nas nossas ruas, e hoje chegamos à 43ª edição”, relembrou.
Presente no calendário oficial de eventos do Estado, a Festa do Sereno conta com apoio da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul (FCMS), Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc) e Câmara Municipal. “Ficamos gratos e felizes em ver que o trabalho de promoção da festa se reflete em apoio e credibilidade. Isso é fundamental”, informou Germino.
O prefeito ainda comentou o movimento econômico gerado pela festividade. “Não apenas o que se movimenta dentro do evento, mas em todo o município, no ramo do vestuário, da beleza, da alimentação e tantos outros, é muito importante. Tenho recebido relatos de comerciantes que já têm vendido roupas, sapatos, acessórios para clientes que se preparam para a festa”, afirmou.