O projeto Conviver, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos de Batayporã, participou na última quinta-feira (20) de palestra sobre violação dos direitos da pessoa idosa. A ação é alusiva à campanha Junho Prata, instituída em Mato Grosso do Sul com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre o tema.
Os integrantes do Conviver receberam a assistente social Patrícia Schulz e a psicóloga Roseni Albuquerque. Ambas profissionais enfatizaram questões como proteção ao idoso, identificação das violações, a exemplo de negligência no cuidado de saúde, violência patrimonial, abuso físico e psicológico por cuidadores e discriminação no acesso a serviços e oportunidades, bem como os meios de denúncia.
A coordenação do projeto e Coordenação de Proteção Social Especial também integraram as dinâmicas da campanha. Na ocasião, as coordenadoras Ilda Almeida e Letícia Giovanni destacaram a relevância do Conviver na promoção da qualidade de vida da pessoa idosa e o acolhimento proporcionado pela equipe da proteção social especial.
A psicóloga Roseni avaliou a ação. “Estamos muito felizes em ver o engajamento e a receptividade dos participantes. É inspirador perceber como iniciativas como essa não só informam, mas também criam um espaço acolhedor para discutir e proteger os direitos dos idosos. Acredito que essas oportunidades são essenciais para fortalecer laços e garantir que todos possam envelhecer com dignidade e respeito”, afirmou.
Denúncias
Qualquer pessoa pode denunciar violência contra pessoa idosa. Os serviços garantem o anonimato. Em Batayporã, as principais referências são: Delegacia de Polícia Civil - (67) 34431268 (fixo e whatsapp); disque 100; e Ministério Público Estadual (67) 2020-9321.