A Prefeitura de Batayporã, por meio da Secretaria de Obras, Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente, iniciou na última terça-feira (25), uma força-tarefa de limpeza que deverá alcançar todos os bairros da cidade ao longo das próximas semanas.
A ação consiste no recolhimento dos detritos gerados pelas tempestades e alagamentos registrados nos últimos dias. O cenário também é alavancado pela reincidência das chuvas de verão. As equipes recolhem galhos, folhas, lama e outros resíduos ocasionados pela enxurrada.
"Além do esforço dos trabalhadores, contamos com caminhão, tratores e caçambas. São muitos pontos com acúmulo de sujeira e procuramos responder o mais rápido possível. Porém, dependemos da colaboração da população. Não iremos recolher resíduos como lixo doméstico ou entulho que forem depositados intencionalmente nas ruas, calçadas e terrenos", esclareceu o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Claudir Morais (Dinho Car).
A região próxima à escola estadual Jan Antonin Bata e à escola Benedita Figueiró de Oliveira, foi a primeira a receber a força-tarefa. "Agora, iremos prosseguir para outras localidades. A área em questão tinha muitos galhos grandes que estavam atrapalhando o tráfego de pedestres e condutores", complementou o servidor.
Multa
Proprietários de terrenos e domicílios com acúmulo de lixo, entulho, mato alto e outras irregularidades, ou pessoas que depositarem lixo e entulho em áreas inadequadas estão sujeitos a serem notificados e, no caso de não regularização no prazo previsto, podem ser penalizados com multa. A medida consta nas disposições do Código Municipal de Posturas (Lei Complementar nº 008/2003).
Em Batayporã, a população pode denunciar locais com focos de dengue, terrenos baldios sem manutenção e demais irregularidades por meio de denúncia anônima ou identificada, no site da Prefeitura. Basta acessar bataypora.ms.gov.br e clicar em "Denúncias Vigilância em Saúde".