Seja bem vindo ao nosso site Rádio Ativa Mais HD radioativamaishd.com!

Banner Cabecalho 01

Buscar  
Noticias do Estado

Mercado de trabalho em Mato Grosso do Sul atrai cada vez mais mulheres e jovens

Publicada em 26/02/2025 às 19:02hGoverno do Estado

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Mercado de trabalho em Mato Grosso do Sul atrai cada vez mais mulheres e jovens

Os investimentos privados em todas as cadeias produtivas no Estado continuarão atraindo mais pessoas para o mercado de trabalho. Essa é a avaliação de técnicos do Observatório do Trabalho, área estratégica da Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) para produção de informações e análises sobre o mercado de trabalho e a situação do emprego.

De acordo com o responsável do Observatório, David Melgarejo, houve um avanço significativo no número de contratações em 2024 comparado ao ano anterior. Ainda segundo o Observatório do Trabalho, o ano de 2024 fechou com um saldo positivo de 12.412 vagas, sendo que 43% foram preenchidas por jovens entre 17 e 24 anos. As mulheres representam 65% deste total com 8.098 contratações. Já a Capital absorve metade das 12 mil vagas, seguida por Três Lagoas (14,40%), Inocência (12,27%) e Aparecida do Taboado (10,40%).

David Melgarejo: "avanço significativo no número de contratações em 2024" (Foto: Luiz Valney/Funtrab)

"Contratamos 411 mil trabalhadores em 2024, um aumento de 5% em relação a 2023. Para 2025, estamos com uma expectativa otimista.  Com os investimentos do Estado e a atração de novas empresas, temos a expectativa de um grande salto tanto nas contratações quanto no saldo de emprego final do ano", avalia David.

Marina Dobashi (Foto: Álvaro Rezende/Secom)

Pesquisa também do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) aponta que um em cada quatro jovens empregados brasileiros quer trabalhar mais. Segundo o Instituto, a taxa de subutilização do jovem no mercado de trabalho vem caindo nos últimos anos e chegou ao menor nível desde 2014: 24,4%.

Para a diretora-presidente da Funtrab, Marina Dobashi, a Fundação  tem desempenhado um papel fundamental nesse processo, aprimorando suas ações de qualificação profissional, ampliando a comunicação com trabalhadores e empregadores, fortalecendo parcerias institucionais e intensificando a transversalidade com outras áreas do governo.

“O Observatório do Trabalho, criado em 2024, tem sido um instrumento essencial para a produção de informações qualificadas e análises sobre o mercado de trabalho, permitindo que gestores públicos e atores sociais tomem decisões mais assertivas na formulação e execução das políticas de trabalho, emprego e renda no estado” pontua a diretora-presidente.

Analista de dados Thiago Segóvia (Foto: Luiz Valney/Funtrab)

Dobashi detalha que dentre as ações realizadas que confirmam este esforço está a parceria com o Instituto PROA, organização que apoia jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho. Outra parceria realizada e que comprova este cenário é o programa ‘Empreenda Como Uma Mulher’, que ofereceu em 2024 capacitação gratuita para mulheres que atuam no ramo da alimentação e que desejam acelerar seus negócios.

Em julho de 2024 foi realizada uma rodada de empregabilidade dentro de uma unidade de acolhimento de população em situação de rua, e na qual 20 pessoas passaram por qualificação profissional.

O analista de dados do Observatório da Funtrab, Thiago Segóvia, descreve vantagens e facilidades na análise de dados dos três painéis. "Os painéis permitem uma visualização rápida e fácil de contextos, como por exemplo, a mudança de cenário econômico entre os anos de 2023 e 2024.  Anteriormente, a indústria ocupava o terceiro lugar no ranking dos setores produtivos e a construção liderava o ranking, de certa forma em virtude das obras estruturantes na região Leste do Estado. Agora, a indústria lidera", analisa.

 

Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS
Foto de capa: Álvaro Rezende/Secom




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Veja agora!

Veja agora!

WhatsApp (67) 9 9998-0261
Mural

Enviar mensagem

Cristiane Brito locutora da rádio nação FM

Gostaria de ouvir uma música de Rick e Renner ...

Mayco

A Melhor radio, ja baixei o aplicativo...

Adriana

Cheguei no finalzinho,mais estou aqui ouvindo?...

Cesar

Abraço a equipe manda uma musica pra nois ...

Fabiana

A melhor da região não fico sem ouvir um dia...

Mari

Parabéns a equipe ...

Jorge

Ola Boa Noite toca um gino e geno...

Jana

meus sábados são perfeitos ao som da Ativa...

Peça sua Música

Pedir

Luciano

Vitória Es

revoada made in de mato com Ciro di Lucca ...

ELICO MARTINS MAGOSSO

Urânia

gostaria de ouvir a musica Disney sofrencia com Rafinha Sanfoneiro pra aleg...

adelaine

bataypora

Oi Jesus Isadora popeu ...

Adelaine

bataypora

não falha nunca Priscila meileli...

Fátima Vitorino

primavera sp

amado batista ...

jhhzqy

hhkthk

mpeits...

Últimas Músicas
No Ar
Bate Papo

Digite seu NOME:


Copyright (c) 2025 - Rádio Ativa Mais HD - Todos os direitos reservados
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias, mp3, Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, R�dios e TVs, Tempo e Trânsito, �ltimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD